Você aceita que sua criança seja diferente da maioria?
Ela tem espaço para buscar a sua identidade sem pressões sociais?
Algumas meninas não gostam do convencional e isso não significa que sejam um problema, elas estão se observando, entendendo e tentando expressar seus sentimentos.
Saber que é aceita independente de cumprir ou não o que a sociedade determina como ideal é importante, principalmente dentro da sua tribo, da sua família.
Essas dias estava organizando fotos e vi algumas minhas de criança com 9 anos e com a cabeça raspada, eu resolvi que queria cortar o cabelo bem curto e tudo bem.
Lembro que ganhava roupa nova nos aniversários e num deles por volta dos 8,9 anos convenci a minha avó, eu vivia com ela, ao invés de comprar um vestido rosa que estava na vitrine, a comprar a roupa ao lado que era uma camisa social vermelha com uma gravata quadriculada e calça branca. Eu parecia um integrante do Salgueiro(escola de samba aqui do Rio de Janeiro), mas adorava poder usar essa roupa.
Quando lembro disso percebo que apesar de ter sido a quase 30 anos a minha vó sem instrução alguma, já estava a frente do seu tempo nos debates de gênero.
Criar alguém é aceitar sua personalidade independente de você e o diferente não significa ser pior ou melhor, é só ele mesmo, sem afirmações externas. É só alguém buscando se conhecer melhor.
Eu até hoje alterno períodos onde raspo a cabeça e fico careca ou com uma cabeleira imensa, se você rolar o feed vai ver muitos cabelos diferentes, ainda escuto comentários animados ou críticos de forma negativa quando faço isso e só me fortalece que o julgamento diz mais sobre quem julga do que sobre aquele que é apontado.
Deixe sua criança ser como quiser, usar cabelo colorido, curto, comprido, tanto faz. Deixe que ela use a roupa e tenha o estilo que mais lhe deixe confortável acerca dela mesma, a vida dela é sobre ela e não sobre você ou o que a sociedade espera.
Eu gosto muito de sair do convencional com as minhas bonecas, algumas crianças anseiam por isso.
Já viu as bonecas disponíveis no site? Passa lá e conhece melhor meu trabalho.
Se gostou do que leu compartilha esse post, meu discurso só chega em quem voce deixar