Eu admiro pessoas que tem a capacidade de pegar coisas complexas e transformá-las em coisas simples.
Acho incrível essa capacidade de fazer todos entenderam algo. Acredito que isso aumente possibilidades, inclua e mude vidas. Se sentir capaz de compreender e fazer algo, muitas vezes, muda a nossa própria visão a nosso respeito.
E eu entendo disso, por causa da dislexia sempre precisei criar uma forma de aprender algo para poder me explicar. É meio louco mas funciona.
Adoro facilitadores e me tornei uma.
Não gosto de elitismo, de jargões, de barreiras, imagina, meu outro negócio é de tecnologia, seu eu falar com um cliente em termos técnicos, grego soa mais acolhedor pra ele. Gosto de traduzir, de simplificar para que todos se sintam parte daquilo. Resolvi me tornar o que eu admiro.
Com a bonecaria também é assim, no início eu achava que precisava fazer um curso de corte e costura para aprende a fazer bonecas, sem falar nas outras técnicas como tricô, crochê, escultura em fibra, bordado… Seria algo quase inalcançável.
Hoje, eu ensino pessoas a criarem o que imaginam usando dois pontos de costura, um de bordado e um de crochê.
E ainda mostro pra ela que, com esse reduzido conhecimento ela pode, assim como eu, fazer mais de 1.000 bonecas diferentes. Sim, tô chegando na marca de 1400 bonecas feitas por mim nos últimos 11 anos!
Sem ser costureira, tricoteira, crocheteira, bordadeira, se eu fosse dominar cada técnica antes de começar não teria escrito a história bonequeira que escrevi.
E sabe o motivo que me leva a ajudar alguém a materializar o que imagina? A provar que ela é capaz de fazer algo que deseja? Fazer a pessoa se amar!
A vida é das pessoas que se amam, elas conseguem atuar nesse mundo com gentileza, com elas e com os outros. As pessoas que conseguem se amar e admirar melhoram tudo a sua volta. Fazer bonecas é algo pequeno, mas viável para muitos e isso já abre portas.
No primeiro ano de existência da Fabilluli me perguntaram porquê eu fazia bonecas, e sem pensar muito, soltei um dos meus sincericídios: – Porque eu quero melhorar o mundo, o meu e das pessoas que eu atingir com isso.
Tô na minha estrada.
Obrigada por estar aqui também.