Eu não faço bonecas Waldorf, eu faço bonecas Fabilluli!
Quando comecei na bonecaria em 2010, foi a pedagogia Waldorf que me seduziu e encantou. Eu fiquei tão maravilhada com o que aprendi que queria muito divulgar essa pedagogia, no meu entendimento tão urgente e necessária.
Como sempre fui autodidata, as informações na época ainda eram restritas a pequenos círculos. Aprendi a fazer as bonecas na ralação, há 11 anos não tinha e-book nem curso online.
Depois que consegui, concentrei todos os meus esforços para divulgar as bonecas e a pedagogia, meus sites sempre foram fontes de pesquisa e divulgação.
Fico muito feliz quando vejo que várias pessoas conheceram a pedagogia e se envolveram com ela através do meu trabalho.
No início da Fabilluli eu fazia bonecas inspiradas na pedagogia Waldorf, e digo inspiradas porque não existe uma boneca Waldorf. O que chamam de boneca Waldorf é uma boneca tradicional européia, comum na cultura, e que a pedagogia sabiamente utilizou como ferramenta de educação.
Um boneco inspirado no que prega a pedagogia Waldorf é feito com materiais naturais e orgânicos, pouca ou nenhuma expressão, proporções humanas e cores neutras. Cabe ao criador fazer um voto de simplicidade.
Gente, eu tenho ego pra dar e vender! Num curto espaço de tempo já estava colocando sorrisos, olhos imensos, cabelos coloridos, estilo… Não me aguentei! Criei a boneca Fabilluli.
Não uso mais materiais naturais. Uso muitas expressões e gosto delas porque acho que todos estão tão brutalizados com esse mundo que algo delicado de mais não desperta interesse.
Gosto que elas tenham propósito e missão, mas gosto de deixar as coisas claras: não me usem como exemplo de bonecas Waldorf pois seria um desserviço a pedagogia.
As minhas bonecas nem mesmo se parecem mais com bonecas Waldorf, de Waldorf só ficaram as boas intenções e o coração que ainda busca o encantamento em tudo. No mais, eu só sou exemplo do que não se deve fazer numa boneca Waldorf.
Cada um ajuda como pode, eu atualmente mostro tudo o que uma boneca Waldorf não deve ser. Quanto mais parecida com uma Fabilluli menos Waldorf é a boneca.
Curte esse post pra eu saber que você adora as Fabillulis. 🙂